cartaocard
Carregando...

Não reconheço uma compra feita no Cartão de Crédito

O Cartão de Crédito facilita bastante o dia a dia, pois através dele é possível ter mais facilidade na hora de efetuar pagamentos, já que suas despesas acabam ficando concentradas apenas em uma data de vencimento. Apesar de ser um método relativamente muito seguro, ele não é livre de problemas. Neste artigo falaremos sobre o processo para contestar uma compra não reconhecida caso você tenha sido vítima de alguma fraude. Em caso de compra não reconhecida o código de defesa do consumidor é muito claro, o prejuízo é da administradora, pois o cidadão não pode ser responsabilizado pela insegurança do meio de pagamento utilizado, quando este for fraudado.

Contestação de uma compra

Caso seu cartão de crédito tenha sido utilizado indevidamente por outra pessoa, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da sua administradora e efetuar a contestação dessa despesa por fraude. O procedimento padrão é o cancelamento do cartão e posteriormente a solicitação de uma segunda via, pois o cliente alega não reconhecer um ou mais compras realizadas com o seu cartão. Quanto as despesas, elas serão analisadas pelo departamento de segurança da administradora em até 2 (dois) dias, se comprovada a fraude o valor é suspenso, caso você já tenha pago ele é devolvido para você.

Dicas

  • Cadastre-se para receber avisos por mensagens – A maioria das administradoras disponibiliza um serviço no qual é possível receber alertas todas vez que o seu cartão for utilizado. Por exemplo, toda vez que utilizar o cartão o cliente receberá em seu celular uma mensagem de aviso por SMS contendo o nome do estabelecimento, valor da compra e horário que ela foi processada. Dessa forma se houver alguma despesa não reconhecida o cliente ficará ciente num curto período de tempo, o que facilitará o bloqueio do cartão e cancelamento dessa compra indevida.
  • Nunca empreste seu cartão a terceiros – O cartão de crédito é de uso pessoal e intransferível. Não empreste seu cartão, caso você queira permitir que outra pessoa também realize compras, solicite um cartão de crédito adicional junto a sua administradora.
  • Impeça a visualização do CVV – No verso dos cartões de crédito há um código de três números, ele serve principalmente para liberar compras pela internet. Nossa dica é, cole um adesivo ou raspe esse número. As administradoras não recomendam esse procedimento, porém ele impede que outra pessoa possa anotar o código. Eu procuro sempre memorizar o código, pois sei que se alguém anotar os dados de meu cartão a pessoa não terá acesso ao código de segurança.


Não tenho seguro, e agora? Em caso de fraude no cartão de crédito (compra não reconhecida), não importa se o cliente tem ou não seguro. A responsabilidade pela segurança do meio de pagamento é da administradora, portanto o consumidor não tem responsabilidade sobre as compras que não reconhecer.
Dúvidas 5394149947196237538

Página inicial item

Veja também