cartaocard
Carregando...

Como solicitar o Cartão do SUS pela internet

O Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) se tornou um dos documentos mais importantes para o brasileiro, mesmo que ele não dependa do sistema público de saúde, isso porque alguns convênios e planos de saúde já tem realizado o cadastro de seus clientes no banco de dados do Ministério da Saúde. O Cartão Nacional do SUS (CNS) nada mais é do que um banco de dados no qual são armazenadas as informações de pacientes e seu atendimento, ficam registradas várias informações relevantes para o profissional da saúde, tais como: horário de atendimento, doenças do cliente, histórico clínico, procedimentos já realizados pelo SUS, etc. Essas informações são importantes pois ajudam a manter um banco de dados com informações importantes.

O Cartão do SUS não é obrigatório para passar pelo atendimento de emergencia, porém para consulta de rotinas e realização de exames, cirurgias, entre outros procedimentos pelo Sistema Único de Saúde o documento será solicitado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), hospital ou clínica. Para conseguir o documento não é necessário pagar nada, isso porque ele é gratuito.

É preciso ter um Cadastro de Pessoa Física – CPF, pois ele será solicitado no momento do cadastro, já que ele é o documento principal do cadastro do paciente. As crianças podem fazer o CPF a partir do primeiro ano de vida, basta que o pai ou responsável compareça com um documento de identificação seu e da criança em uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (CEF).

Cadastro no Cartão do SUS

Pelo site portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao é possível realizar um pré-cadastro para a confecção do cartão do SUS, o pré-cadastramento tem por objetivo agilizar o seu atendimento junto a uma unidade básica de saúde ou posto credenciado da secretária de saúde de seu município. Os locais onde o cartão é confeccionado variam de acordo com o município, mas normalmente eles podem ser solicitados em hospitais públicos ou postos de saúde (popular postinho).

O pré-registro agiliza a inserção de suas informações, pelo mesmo site informado acima (Portal do Cidadão do Ministério da Saúde) é possível pesquisar na base de dados se você já possui um registro deste documento, basta realizar a pesquisa pelo CPF ou então através de seu nome completo.

O documento agiliza o seu atendimento, pois em hospitais e clínicas a maioria já conta hoje com um sistema vinculado ao cartão, por meio dele é possível facilitar a entrada de paciente em uma emergência, por exemplo. Mas salientamos que o documento não pode ser exigido para o atendimento emergencial, pois nenhum paciente de emergia pode ser recusado pela ausência do documento.
Cartão 6814117582440619771

Página inicial item

Veja também