cartaocard
Carregando...

Compra no crédito passada no débito no cartão múltiplo

É crédito ou débito? Responder essa pergunta é muito importante quando você tem um cartão múltiplo.
Uma das principais reclamações de usuários de cartões múltiplosaqueles que possuem tanto a função crédito quanto débito no mesmo plástico – é com relação ao processamento indevido de transações, a pessoa quer comprar no crédito (cartão de crédito), por exemplo, e depois descobre que a compra foi passada no débito e, portanto, o valor foi descontado à vista da conta-corrente. Saiba nesta matéria o que você deve fazer caso isso aconteça.

A desvantagem do cartão múltiplo é essa, o usuário corre o risco do estabelecimento processar a transação na opção indesejada.

A principal causa dessa confusão é a desatenção do funcionário que processa a transação e também pelo fatos dos nomes da função débito e crédito serem iguais ou muito parecidos em algumas bandeiras:
  • Débito: MasterCard Maestro, VISA Electron, ELO, Hiper
  • Crédito: MasterCard, Visa Electron, ELO, Hiper, Amex, etc;


Se o cliente não deixar claro a opção de pagamento corre o risco de ter a transação processada no débito, quando na verdade queria pagar no crédito (e vice-versa).

O que fazer? Caso descubra o erro na hora da compra você pode pedir para o estabelecimento estornar a transação e passar a compra novamente na opção desejada.

Infelizmente muita gente entra em contato com a central de atendimento da operadora do cartão pedindo para trocar a opção de pagamento (do crédito para o débito ou ao contrário). Isso não é possível, infelizmente! Quem seleciona o tipo de opção de pagamento desejada é o estabelecimento, sendo muito importante que o cliente deixe claro a opção que deseja utilizar.

Desbloquear a função crédito por uso indevido – Caso tenha um cartão múltiplo com a função CRÉDITO desativada, ela poderá ser ativada automaticamente caso alguma transação seja processada indevidamente nesta função. Caso isso aconteça com você será necessário pedir o estorno da compra (ou fazer a quitação do débito) e, posteriormente, pedir o cancelamento da função crédito para evitar que seja cobrado anuidade pela utilização da função.
Dúvidas 6398885818599370165

Página inicial item

Veja também