cartaocard
Carregando...

Cartão MasterCard ou Maestro – Qual é o melhor?

A bandeira MasterCard usa uma nomenclatura diferente em alguns estabelecimentos. Em muitos lugares você verá a bandeira MasterCard ao lado do Maestro, que também pertence a mesma bandeira. Embora ambos os cartões sejam pertencentes a empresa, uma das marcas é destinada para identificar exclusivamente os cartões na função “débito”, tal como explicamos nesta matéria.

Caso tenha um negócio é fundamental que saiba diferenciar as duas bandeiras. Embora ambos sejam da mesma empresa, o MAESTRO é utilizado para identificar apenas os cartões e transações na função DÉBITO. Já o MasterCard é usado mais para identificar os cartões de crédito.

  • MasterCard – A bandeira MasterCard é usada para fazer referência aos cartões de crédito. Mas, no geral, ela também pode ser utilizada para identificar cartões de débito, pré-pago e múltiplo. Afinal, o MasterCard Maestro não deixa de ser um cartão da MasterCard, não é?!
  • MasterCard Maestro Usado apenas para identificar os cartões na função DÉBITO. Exemplo: o cartão da conta bancária, ao realizar uma compra com esse cartão o valor é, automaticamente, debitado do saldo da conta.
Quando houver as duas opções na máquina ou terminal é só ter a ciência que MAESTRO é igual a DÉBITO; MasterCard igual a CRÉDITO. É por isso que o estabelecimento sempre precisa fazer aquela tradicional perguntinha: "É débito ou crédito?".
No Brasil é ainda mais importante perguntar se o cliente vai passar no débito ou no crédito, pois aqui é comum a oferta de cartões múltiplos, que são plásticos que possuem as duas funções, podendo serem utilizados tanto na função débito quanto no crédito.
Alguns estabelecimentos sempre tentam passar no “débito” pois é mais barato para o estabelecimento. Mas isso pode gerar transtornos, pois se a transação for processada no débito ela será, instantaneamente, debitada do saldo da conta do cliente. Já no “crédito” o valor será lançado para pagamento na próxima fatura, ou seja, o cliente não precisa ter dinheiro na conta.
Nos Estados Unidos essa pergunta não costuma ser feita, isso porque a maioria dos cartões de débito também funciona no “crédito” para permitir compras pela internet. Embora o valor sempre seja debitado do saldo da conta no momento da compra, tal como um cartão pré-pago.

Não existe um que é melhor que o outro, pois cada um tem uma função diferente. No crédito o consumidor não gera dívida pois a compra é quitada no momento do pagamento. Já o crédito posterga o pagamento para a próxima fatura, pertindo ainda, em alguns casos, o parcelamento em até 12 vezes sem juros. Eu costumo priorizar o uso do cartão de crédito para ganhar milhas aéreas. E quanto a você?
Dicas 5084505466073658444

Página inicial item

Veja também