cartaocard
Carregando...

Como funciona o Score de Crédito do CPF?

Na hora de contratar um produto financeiro ou serviço financeiro o consumidor é submetido a diversas análises de crédito, tal como a consulta do CPF na Receita Federal e também os órgãos de proteção ao crédito para identificar se o nome do interessado está sujo ou limpo. Na matéria de hoje o blog Cartão Card vai falar sobre um tipo de cadastro que ainda é pouco conhecido pelos brasileiros, trata-se do Crédito Score, ele é bem polêmico, pois muitas pessoas acreditam que ele é ilegal, já houve até a suspensão deste tipo de cadastro em um estado por uma empresa devido a uma verdadeira enxurrada de processos na justiça. Eu acabei descobrindo a existência quando fui em uma loja solicitar um cartão de crédito, a atendente disse que meu nome está limpo e minha renda está “ok”, porém o cartão foi recusado devido a minha baixa pontuação neste tal de “Score”.


O Score de Crédito é uma pontuação atribuída por alguns órgãos de proteção ao crédito ao consumidor, na verdade ele é uma ferramenta de análise de crédito. Através dele é possível descobrir qual a possibilidade de uma pessoa se tornar inadimplente no período de um ano.

O Score atribui uma pontuação de 0 a 1000 para cada consumidor, quanto mais próximo de mil a pontuação do consumidor estiver melhor será o seu crédito no mercado, pois ele é considerado mais seguro por este cadastro. Quanto mais próximo de zero for a sua pontuação, maior será a probabilidade de uma pessoa se tornar inadimplente no horizonte de doze meses.

As empresas que fornecem a ferramenta alegam que o serviço é apenas um instrumento de crédito, é a empresa que deve decidir se aprova ou não o crédito do consumidor. Porém a partir do momento que o consumidor possui uma pontuação baixa ele pode ser malvisto pela financeira. Eu já vi muita gente que tem nome limpo e uma boa renda mas que não consegue ter nenhum cartão de crédito ou financiamento no nome devido a essa baixa pontuação no Score.

No Rio Grande do Sul a empresa Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) chegou a suspender o cadastro do Score devido a uma grande quantidade de processos judiais no estado. O cadastro é duvidoso, pois não se sabe ao certo quais são os artifícios usados para calcular essa pontuação. Dizem que ele utiliza o seu histórico de consumo, tal como, compras e pagamentos em dia, etc.

O site Nacional Consultas vende este tipo de consulta, o pagamento é feito por meio do Pagseguro do Uol. Por curiosidade eu efetuei a consulta completa por R$19,90. Confesso que fiquei revoltado com a pontuação atribuída ao meu CPF, apenas 181 pontos, sendo que eu pago minhas contas sempre em dia e nunca tive o nome incluído na lista de devores. E você o que pensa sobre o Score de Crédito? Comente abaixo
Dicas 1650837407598147201

Página inicial item

Veja também